Notícias

o racismo estrutural no sistema de justiça brasileiro

O racismo estrutural e institucional no Sistema de Justiça Brasileiro

Uma menina negra de 10 anos engravidou após ser estuprada. Apesar de ter manifestado o desejo de realizar o aborto, estando legalmente amparada, o hospital se recusou a fazer o procedimento. O caso foi, então, para o Poder Judiciário. Por decisão da Juíza Joana Zimmer (TJSC), corroborada pela Promotora de Justiça Mirela Alberton (MPSC), sob…

Relatório 2020

Relatório 2020

IDI Opinião - Medida provisória

Medida Provisória: fantasia que imita a realidade

Medida provisória, um filme de Lázaro Ramos, que estreou dia 14/04 nos cinemas do Brasil, baseado na obra “Namíbia, não!”, e que já conta com exibições em mais de 330 salas espalhadas pelo país, é o mais novo hit cultural do movimento negro e mais interessante obra cinematográfica crítica da realidade brasileira deste momento. Alguns…

Instagram Feed

Instagram Feed

CAPA - Drops Jurídico - TÍTULO ELEITORAL

Título de eleitor

Numa democracia, como no Brasil, as eleições são de fundamental importância, pois, além de significar um ato de cidadania, possibilitam a escolha de representantes e governantes que fazem e executam leis que interferem diretamente em nossas vidas. No dia 02 de outubro deste ano, os brasileiros irão às urnas para a importante escolha de quem…

IDI Opinião - As tragédias anunciadas e o Brasil do dia seguinte

As tragédias anunciadas e o Brasil do dia seguinte

A tragédia em Petrópolis tem muitas causas e responsabilidades, mas, com certeza, existe um ator isento: a natureza. O sistema climático global está consolidado há milhares de anos (apesar do presente desequilíbrio, cada vez mais veloz em seus efeitos). Todo verão, massas de ar extremamente úmidas, os chamados Rios Voadores, responsáveis em grande parte pelo…

IDI Opinião - Enquanto houver racismo _e capitalismo_ não haverá democracia

Enquanto houver racismo (e capitalismo), não teremos democracia.

No dia 24 de janeiro de 2022, Moïse Mugenyi Kabagambe, jovem, negro, Africano, Congolês, refugiado, trabalhador informal, foi assassinado por espancamento ao ir “negociar com seu patrão” seus míseros R$200 reais de diárias não pagas. Apenas quando a sociedade civil, entidades de defesa dos direitos humanos e do movimento negro, realizaram uma pressão política foi…

IDI Opinião (6)

O mito do bom estudante

Como as pessoas que acompanham a coluna devem fazer ideia, até pela descrição que aparece na imagem de capa, eu sou professor do ensino básico e muito do que compartilho sobre a minha visão de mundo passa pelo que vivencio e aprendo nos diversos espaços de trocas, profissionais e acadêmicos, cujo tema central é a…

IDI Opinião (3)

Feliz Natal e um Excelente 2022!

Rio de Janeiro, 24 de dezembro de 2021. Que todas as famílias, os que estão em instituições, que aguardam julgamento, que buscam e que oferecem redes de apoio, que estão na luta pela vida, por dignidade, por um mundo mais justo, igualitário e pelo fim de todas as opressões, renovem seus votos de fé e…

IDI Opinião (2)

“Isso aqui vai virar uma Cracolândia!”

Rio de Janeiro, 02 de dezembro de 2021. Por Rafael Guedes Alguns dias atrás, a Priscilla, minha companheira e colaboradora do IDI, comentou sobre um incômodo que ela sentiu quando ouviu de uma pessoa a frase que dá título a esse texto. Vou contextualizar: aqui perto onde moro, em Jacarepaguá, há uma região na qual…