O Instituto

Visão

O Instituto por Direitos e Igualdade é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que tem como premissas a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, entendendo que está se dá a partir do acesso amplo a direitos universais, como renda, saúde, educação, previdência, lazer, trabalho e ciência e do reconhecimento da diversidade.

Acreditamos na necessidade de mudanças estruturais na sociedade brasileira para concretização do projeto de construção dessa sociedade.

Missão

Combater a violação de direitos humanos, especialmente entre famílias de pessoas encarceradas e egressos do sistema prisional e socioeducativo, a desigualdade social, o punitivismo e seus reflexos sociais, promovendo uma sociedade mais justa.

Objetivos

  • Combater o encarceramento e o punitivismo como lógica social e seus reflexos nas políticas públicas.
  • Promover políticas e formar redes que combatam a desigualdade nas expressões de gênero, raça, credo e social.
  • Combater às violações aos direitos humanos no sistema penitenciário e nos demais âmbitos
  • Promover a educação e a conscientização da população como forma de mobilização com vistas a transformar.

Equipe

Thayná Trindade

DIRETORA GERAL

Thayná Trindade

Psicóloga, mestranda em Políticas Públicas e Formação Humana na UERJ, pesquisadora em Saúde, Gênero e Racismo. Defensora dos direitos humanos na perspectiva feminista e antirracista, através do compromisso social fundamentado na inter-relação entre os sujeitos e a política.

adriana-768x1024 - Copia

DIRETORA ADMINISTRATIVA

Adriana Nobre de Mello Cardoso

Bióloga licenciada pela UFRJ, com especialização em Ecotoxicologia pela Universidade de Uppsala, Suécia. Atuação na área de educação, com foco na formação de educadores e em projetos educacionais no ensino público e no sistema socioeducativo. Atuante na área ambiental e na luta pelos direitos humanos.

“Participar do IDI desde sua criação tem me permitido atuar mais fortemente na luta por direitos, pela educação de qualidade para todos e por uma sociedade mais justa e igualitária”.

PauloBastos

CONSELHO CONSULTIVO

Paulo Bastos

Geógrafo, Mestre em Educação pela UFRJ e Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela UFF. Trabalha com a temática de políticas públicas referentes a espaços periféricos, favelas, habitação popular e Direito à Cidade.

“O IDI para mim é a consolidação de uma luta que se expressa em uma inferência concreta na sociedade, uma luta pela eliminação de qualquer tipo de desigualdade e preconceito”.

WhatsApp Image 2022-01-09 at 19.12.21

CONSELHO CONSULTIVO

Carlos Henrique Campos – Káriláde

Pesquisador, produtor e sacerdote (Babakekerê) no Ile Àse Idasilé Ode. Coordenador do Departamento de Estudos e Pesquisa do Centro de Tradições Afro-Brasileiras (CETRAB). Vencedor do edital DOCTV III em 2009 com o documentário “A Bença” (argumento e pesquisa). Pesquisador do curta-metragem “Do Meu Lado”, da Produtora Imagem Tempo. Produtor e pesquisador do Projeto “Roda das Ayabas” (CETRAB).

"Com o IDI eu tenho o compromisso e a responsabilidade de dar visibilidade à luta dos meus irmãos e companheiros no combate à descriminação e à intolerância aos povos tradicionais de matriz africana".

WhatsApp Image 2022-01-06 at 17.58.36

CONSELHO CONSULTIVO

Eliana Werneck

Advogada, graduada em Direito pela UFF. Pós-graduada em Direito Público e Privado pela EMERJ. Trabalhou na Defensoria Pública, Tribunal de Justiça e Ministério Público do Rio de Janeiro. Áreas de interesse e estudos: Direitos Humanos, estudos críticos da branquitude, feminismo negro e decolonial, feminismo marxista.

“O IDI é o fio condutor, a mola propulsora de pessoas que se unem a serviço da transformação social, em busca da aplicação efetiva dos direitos humanos e de uma sociedade igualitária”.

Foto do Rafael na parte sobre O Instituto

CONSELHO FISCAL E COMUNICAÇÃO

Rafael Guedes

Professor do ensino básico, licenciado e mestre em ensino de Física pela UFRJ. Músico e compositor amador, praticante de artes marciais e militante na luta por direitos, igualdade e inclusão.

“Colaborar com o IDI permite humanizar nossos olhares sobre o mundo e isso nos torna, cada vez mais, ferramenta de transformação”.

Juliane IDI

CONSELHO CONSULTIVO

Juliane Souza

Assistente Social, mestre e doutoranda pelo Programa de Políticas Públicas e Formação Humana – PPFH/UERJ. Atuante na temática de Direitos Humanos, violência, juventude encarcerada, mulheres/mães do sistema socioeducativo e políticas públicas.

“O IDI veio como uma possibilidade de seguir na luta contra a violação de direitos humanos e permanecer na busca por uma sociedade mais justa”.

Fabiana Gomes

COMUNICAÇÃO E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Fabiana Gaspar Gomes

Formada em Relações Públicas pela UERJ e pós-graduada em Antroplogia e Desenvolvimento Cognitivo pela UFF, atuou na área de Comunicação e Desenvolvimento Organizacional, na Gestão de Projetos Educacionais e Sociais de fundações e empresas. Atua na área de saúde integrativa, desenvolvimento emocional e trauma.

"Acredito que só conseguiremos reparar historicamente as marcas do racismo na nossa sociedade quando olharmos com atenção e coragem para como funciona o processo de encarceramento em massa da população negra e a invisibilização da sua humaninidade. "