O Instituto

Visão

O Instituto por Direitos e Igualdade é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que tem como premissas a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, entendendo que está se dá a partir do acesso amplo a direitos universais, como renda, saúde, educação, previdência, lazer, trabalho e ciência e do reconhecimento da diversidade.

Acreditamos na necessidade de mudanças estruturais na sociedade brasileira para concretização do projeto de construção dessa sociedade.

Missão

Apoiar o acesso a direitos para familiares de pessoas que viveram ou que estão no cárcere ou no sistema socioeducativo. Através de programas específicos, o IDI busca contribuir para a melhoria da qualidade de vida destas famílias, para o acesso ao estudo em trabalho e para o fortalecimento de comunidades. Através de parcerias e ações coletivas, o IDI busca atuar no combate ao racismo, a violação de direitos humanos e a desigualdade social, promovendo uma sociedade mais justa.

Objetivos

  • Combater o encarceramento em massa da população negra e periférica e seus reflexos nas políticas públicas.
  • Promover políticas e formar redes que combatam a desigualdade nas expressões de gênero, raça, credo e social.
  • Combater às violações aos direitos humanos no sistema penitenciário, socioeducativo e nos demais âmbitos
  • Promover a educação e a conscientização da população como forma de mobilização e construção de ações comunitárias e propostas que transformam a sociedade.

Equipe

DIRETORIA GERAL

Monica Xavier

Mídialivrista, rapper e ativista social, Combatente - Mônica Xavier é formada em Marketing, generalista em Direitos Humanos. Desenvolvedora do conceito de Marketing Digital Sustentável com ênfase em Economia Criativa. Fundadora do programa de empreendedorismo social D.A.M.A.S - Dedicadas A Movimentar Ações Sustentáveis, voltado para empoderamento de mulheres pretas de periferias e favelas.
Passou por instituições sociais como Afroreggae onde se formou musicista e produtora audiovisual, Escola de Cinema Darcy Ribeiro, BrazilFoundation, PASES-RJ,Rede Favela Sustentável, ANF - Agência de Notícias das Favelas entre outras. É atualmente co-diretora de roteirista da série audiovisual Atitude Fala Tu da Matizar Filmes e Coordenadora de Produção do Baile Black Bom. Apóia o IDI em projetos de educação, direitos e empreendedorismo afro.

COORD. DE RODAS TERAPÊUTICAS

Giselle Sato

Giselle Sato foi comissária de bordo até os 40 anos, quando se tornou
uma mulher com deficiência, nas práticas contemplativas descobriu uma maneira de voltar a viver plenamente. Em 2016, iniciou a formação como professora de mindfulness e compaixão pela saúde e fundou a comunidade de Apoio a Mulheres com Dor e Doenças Crónicas - Convivendo com dor crónica.
Em 2020, percebendo que as questões sociais e raciais eram tão importantes quanto a doença, criou o projeto Feeling Beyond Pain com Ellen Lima, um Projeto de Consciência Sensorial - Método Charlotte Selver para pacientes com depressão, dores e doenças crônicas. Giselle sentiu a necessidade de incluir crianças e familiares de comunidades vulneráveis. É coautora do programa Despertar pelos Sentidos nas Escolas, mindfulness e educação ambiental para escolas e grupos de comunidades do Rio de Janeiro.

Apoia Rodas Terapêuticas, facilita práticas de Movimento Consciente para famílias apoiadas pelo IDI, apoia na captação de recursos e gestão de doadores.

EVENTOS E COMUNICAÇÃO

Rafael Guedes

Professor do ensino básico, licenciado e mestre em ensino de Física pela UFRJ. Músico e compositor amador, praticante de artes marciais e militante na luta por direitos, igualdade e inclusão.

“Colaborar com o IDI permite humanizar nossos olhares sobre o mundo e isso nos torna, cada vez mais, ferramenta de transformação”.

COMUNICAÇÃO E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Fabiana Gaspar Gomes

Formada em Relações Públicas pela UERJ e pós-graduada em Antroplogia e Desenvolvimento Cognitivo pela UFF, atuou na área de Comunicação e Desenvolvimento Organizacional, na Gestão de Projetos Educacionais e Sociais de fundações e empresas. Atua na área de saúde integrativa, desenvolvimento emocional e trauma.

"Acredito que só conseguiremos reparar historicamente as marcas do racismo na nossa sociedade quando olharmos com atenção e coragem para como funciona o processo de encarceramento em massa da população negra e a invisibilização da sua humaninidade. "

APOIO AOS PROGRAMAS

Elaine Oliveira

Nani Oliveira atua desde 2018 diretamente com familiares de pessoas em privação de liberdade, com objetivo de orientar sobre os direitos e garantias fundamentais.
Inspirado mulheres em situação de vulnerabilidade social a garantir e construir um futuro através da educação. Graduanda em Segurança Pública. Apoia famílias, egressos e egressas e contribui para o IDI na criação de projetos e contato com os apoiados.