O Novo Carandiru Será Bangu

carandiru-bangu

Quem irá se importar com um novo Carandiru? Mesmo antes da pandemia de Coronavírus, vivemos um estado de eminencia de rebeliões e de um novo massacre como Carandirú em unidades prisionais. O Diretor do IDI, Marcelo Biar, escreveu para e a Coluna do Jornal Diário do Rio falando sobre o assunto.

Leia um trecho do artigo:

E se eu disser que um novo “massacre de Carandiru” pode acontecer em uma das unidades prisionais do Complexo de Gericinó, Bangu, no Rio de Janeiro, quem irá se importar? Quantos irão comemorar e quantos irão chorar? O choro será ouvido? Haverá empatia? Solidariedade? Ou será que o choro vai ser apenas daqueles que, historicamente, choram há 520 anos, silenciados pelo riso sádico de quem os faz chorar?

A super lotação acirra tudo. As doenças se proliferam sem que o Estado tenha condições e vontade para dar o devido atendimento. A tuberculose é um problema constante. Doenças de pele (claro), são comuns, mas maior de todas as doenças é o descaso do Estado. Ainda mais em tempos de #Coronavirus

O sistema penitenciário do Rio de Janeiro é uma bomba relógio. A qualquer momento alguém se rebelará, ainda que individualmente. Este alguém será reprimido com força excessiva. Outro preso ao lado se identificará e, sem pensar, também se rebelará. Outros guardas surgirão e rapidamente será disparado o alarme. A rebelião estará decretada. Acesse o texto completo clicando aqui !

Deixe um Comentário